segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Bob Dylan-Blonde On Blonde
Depois do grande concerto eléctrico que Dylan deu no Free Trade Hall de Manchester,no dia 17 de Maio de 1966,pelo menos duas pessoas reconheceram terem sido os autores dos gritos que o apelidaram de Judas.
Se o álbum Highway 61 foi estreia do trovador no mundo do rock ,com este álbum Dylan dava uma prenda a toda a humanidade com a primeira obra-prima de um novo género o blues-rock .
O blues de Blonde On Blonde apresenta um tom desesperado e apaixonado,que lembra uma conversa.
A grandiosidade de temas como I Want You aceleram o ritmo do disco,ao lado de baladas sentimentais como Visions of Johanna,ou da melancolia de Just like a Woman
O poeta Dylan foi a Nashville gravar algumas das canções deste álbum ,álbum que fala de três das suas relções amorosas Sara Lownds,Edie Sedgwick e a rainha do folk Joan Baez. Paul Nelson amigo de Dylan ,disse que este álbum mostra a diferença entre Dylan e o folk de Joan Baez,principalmente devido ao facto de Dylan ter criado um estilo único baseado na sua guitarra eléctrica e Joan Baez não ter feito atê então nenhum disco nesse registo.
Os poemas de Dylan ,demonstram o porquê de ter o rótulo de "voz de uma geração".Primeiro álbum duplo de rock,não é de estranhar que a fotografia da capa esteja desfocada-em 1966,Dylan avançava mais rapidamente do que a sua sombra ,tão rapidamente que o resto do mundo teve de fazer um espforço para o alcançar.
O disco acaba com um manifesto para os párias do amor,Sad Eye Lady of the lowlands.
Mas é de referir também a grande One of Us Must Know(Sonner or Later)e a primeira grande bomba blues rock-Leopard-Skin pill-Box Hat simplesmente uma grande música.10 em 10 um álbum intemporal...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário