quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Ok Computer



Para mim este é o melhor álbum que já me ofereceram ,o meu álbum favorito de entre todos os que possuo a par de The White Album dos Beatles.
Este álbum veio a redefinir a música actual ,a transformar a maneira de os músicos pensarem a sua música.
As suas influências são evidentes :The Beatles,Pixies,Talking Heads,REM entre outros.
A canção mais alegre deste álbum("airbag") fala da emoção maravilhosa que se sente ao sobreviver a um acidente de automóvel.
Com o título original de " An Airbag Saved My Life," a canção reflecte a influência que DjShadow teve sobre a banda .
Na faixa seguinte("Paranoid Android"), surge uma influência claramente visível The Beatles ,isto pode ser explicado devido ao facto de a música ter claramente três partes distintas e ser de acordo com Thom Yorke inspirada na música "Hapiness is a Warm gun".A letra é inspirada na queda do império Romano.
"Subterranean Homesick Blues"é particularmente especial,com a sua beleza e terror da sua letra presta homenagem a Bob Dylan e à sua "Subterranean Homesick Blues".
"Exit Music"uma das grandes peças deste álbum ,a música fala da fuga de duas pessoas quando a vida começa a correr mal.
"let Down"para mim a melhor música deste álbum ao lado da música "no surprises",fala do sentimento de clausura que se vive ao estar fechado dentro de uma cidade,esta peça teve a particularidade de ter sido escrita enquanto Thom estava bêbado.
A seguir surge "Karma Police"uma grande música com um piano melancólico e uma guitarra que destila sentimento.Segundo Thom foi escrita para criticar os patrões que tratam mal os seus trabalhadores.
Na faixa que vem a seguir("Fittier Happier") ,podemos assistir a um dos grandes devaneios de Thom no seu laptop ,uma pequena brincadeira,com uma distorção de voz.
Seguindo para a próxima faixa temos "Electioneering",para muitos um hino contra as falcatruas e os négocios escuros,esta faixa têm provavelmente um dos grandes riffs de guitarra da história do rock,feito pelo grande génio da guitarra que é Jonny Greenwood.
Assustadora é o que podemos dizer de "climbing up the Walls",com um arranjo de cordas feito por jonny ,esta música têm a particularidade de ter 16violinos que tocam com uma diferença de tom entre si.
Finalmente outro grande hino "No Surprises",esta têm um orgão de tubos e um glockenspiel que lhe dão diferentes texturas e um som bem particular e muito suave,apelando ao sentimento...
"lucky"escrita como homenagem aos ex-combatentes de guerra têm um riff com características particulares ,devido ao facto de ser um riff melancólico feito usando um pedal de efeitos ,segundo a banda é uma canção alegre feita para aqueles que lutaram e deram a vida em nome de algo.
Finalmente e para terminar "The tourist",com um certo toque de Pink floyd esta música e a sua letra foram escritas unicamente por Jonny que se diz ter inspirado na beleza da cidade de Paris para escrever esta peça de arte.
Nota 10 ,grande álbum capaz de transmitir vários sentimentos ,que é o que realmente se espera de uma obra desta envergadura e de um bom disco...

1 comentário:

Hernâni Gomes disse...

Boa review.

Acrescentaria certas coisas sobre os temas do Ok Computer, é que existe tanto para dizer... mas este é excelente post para abrir um blog.

Vou ouvir o OK Computer outra vez e outra vez.
Eu ouço muitas coisas mas acabo sempre por encontrar conforto neste álbum já mítico.

Em Paredes de Coura falamos melhor... já que vamos lá estar em simultâneo.

Abraços e é uma honra travar conhecimento com alguém como tu e é um prazer inaugurar a secção dos comentários neste blog que sei ser capaz de ser relevante.

Cumps.