sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Joy Division - Shadowplay

Joy divison para ouvir e recordar:)

Joy Divison-Unknown Pleasures


Optaram por lançar o seu álbum de estreia na pequena Factory,apesar do interesse de grandes selos discográficos.O produtor Martin Hannet pegou na guitarra desconcertante de Bernard Dicken,nas melodias de baixo de Peter Hook e na combinação de bateria acustica e electrónica de Stephen Morris para criar uma atmosfera negra e silenciosa,com efeitos digitais pioneiros e gritos emudecidos.
Ian Curtis documenta as suas experiências como um epilético no tema disco "she's lost Control",enquanto em "Shadowplay"conjura imagens de decadência urbana e paranoia do fim da década de 70 em Manchester.
A dispersão da música complementa na perfeição a voz fria e distante de Ian,em especial no hino fúnebre "New Dawn Fades"e no assustador"i remember nothing",enquanto as enérgicas "interzone " e "disorder"relembram a reputação feroz das actuações da banda.
Este álbum é essencial para perceber que vêm depois...10 em 10 peça de arte sob a forma de som...

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Deep Purple - Highway Star[Original Live]

simplesmente 5 estrelas vale a pena recordar...

Richard Hugh Blackmore

Nascido a 14de abril de 1945 em Inglaterra.Fundador dos Deep Purple e dos Rainbow é considerado por muitos o maior guitarrista de todos os tempos.
Obteve a sua primeira guitarra aos 11 anos.Blackmore é canhoto embora toque guitarras para destros.Produziu o riff que muitos e eu próprio considero o mais conhecido da hstória do Hard-rock o "smoke on The Water",que é proibido em muitas lojas de música,executa-o sem palheta,usando dois dedos para fazer vibrar duas cordas adjacentes sendo estas pressionadas em intervalos de quarta justa
A sua guitarra de eleição é a Fender Stratocaster.
Possui dois dos melhores solos de guitarra da história do rock...Highway Star e Lazy

Deep Purple-Made in Japan


Uma das grandes pedras preciosas da história do rock.Ian Gillan,que tinha problemas na garganta sentia-se envergonhado pela sua voz,mas pode-se ouvir em músicas como HighWay Star e Strange Kind Of Woman que a voz deste homem não é uma voz normal.
A actuação soberba foi editada em disco,cinco estrelas ,o melhor álbum ao vivo que já ouvi,sem qualquer acrescento em estúdio,demonstra a grandeza dos Deep Purple na sua fase mais fantástica .Um grande clássico.
"HighWay Star"abre com um orgão furioso e têm um dos melhores solos de guitarra que já vi ,pelas mãos de Blackmore o "Wizard" ,ostenta também uma percussão fora do comum e é coroada pelos berros de Gillan.A sua voz e a guitarra e o grande solo de Blackmore fundem-se em "Child in Time" ,antes da grande música "Smoke on The Water" com um dos grandes riffs do rock,para mim o grande riff do hard rock e no qual ficam bem patentes as virtudes e a genialidade de Blackmore.
Em "strange Kind of Woman"outro grande hino..
Ritchie Blackmore e o teclista Jon Lord perdem-se em grandes solos em "Lazy" e em "The Mule"demonstra a genialidade de Ian Paice
A gigantesca "space Truckin's"-vinte minutos de caos e de som denso -completa aquilo que a Rolling STone descreveu como "prazer garantido"
10 em 10 um grand álbum e o melhor álbum ao vivo que tenho...

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Wicked People

They're everywhere
They're your closest friends
and spite in your words
they joke about your clothes

Hey you're a wicked soul
transforming this world into this
this....

Wicked place
police can't stop this
you can't stop this
they have escaped from
from....
THEIR OWN BRAIN

They talk about politics
and seem completely numb
wicked people are weak
and you're strong
pick up a revolver and
blow yourself away
throw your brains agaisnt the wall

They're wicked people
wicked people
and you
you're their leader...

Radiohead - True love waits

I'll drown my beliefs
To have you be in peace
I'll dress like your niece
To wash your swollen feet

Just don't leave
Don't leave

I'm not living
I'm just killing time
Your tiny hands
Your crazy kitten smile

Just don't leave
Don't leave

And true love waits
In haunted attics
And true love lives
On lollipops and crisps

Just don't leave
Don't leave

Just don't leave
Don't leave
vale a pena esperar:)

Ok Computer



Para mim este é o melhor álbum que já me ofereceram ,o meu álbum favorito de entre todos os que possuo a par de The White Album dos Beatles.
Este álbum veio a redefinir a música actual ,a transformar a maneira de os músicos pensarem a sua música.
As suas influências são evidentes :The Beatles,Pixies,Talking Heads,REM entre outros.
A canção mais alegre deste álbum("airbag") fala da emoção maravilhosa que se sente ao sobreviver a um acidente de automóvel.
Com o título original de " An Airbag Saved My Life," a canção reflecte a influência que DjShadow teve sobre a banda .
Na faixa seguinte("Paranoid Android"), surge uma influência claramente visível The Beatles ,isto pode ser explicado devido ao facto de a música ter claramente três partes distintas e ser de acordo com Thom Yorke inspirada na música "Hapiness is a Warm gun".A letra é inspirada na queda do império Romano.
"Subterranean Homesick Blues"é particularmente especial,com a sua beleza e terror da sua letra presta homenagem a Bob Dylan e à sua "Subterranean Homesick Blues".
"Exit Music"uma das grandes peças deste álbum ,a música fala da fuga de duas pessoas quando a vida começa a correr mal.
"let Down"para mim a melhor música deste álbum ao lado da música "no surprises",fala do sentimento de clausura que se vive ao estar fechado dentro de uma cidade,esta peça teve a particularidade de ter sido escrita enquanto Thom estava bêbado.
A seguir surge "Karma Police"uma grande música com um piano melancólico e uma guitarra que destila sentimento.Segundo Thom foi escrita para criticar os patrões que tratam mal os seus trabalhadores.
Na faixa que vem a seguir("Fittier Happier") ,podemos assistir a um dos grandes devaneios de Thom no seu laptop ,uma pequena brincadeira,com uma distorção de voz.
Seguindo para a próxima faixa temos "Electioneering",para muitos um hino contra as falcatruas e os négocios escuros,esta faixa têm provavelmente um dos grandes riffs de guitarra da história do rock,feito pelo grande génio da guitarra que é Jonny Greenwood.
Assustadora é o que podemos dizer de "climbing up the Walls",com um arranjo de cordas feito por jonny ,esta música têm a particularidade de ter 16violinos que tocam com uma diferença de tom entre si.
Finalmente outro grande hino "No Surprises",esta têm um orgão de tubos e um glockenspiel que lhe dão diferentes texturas e um som bem particular e muito suave,apelando ao sentimento...
"lucky"escrita como homenagem aos ex-combatentes de guerra têm um riff com características particulares ,devido ao facto de ser um riff melancólico feito usando um pedal de efeitos ,segundo a banda é uma canção alegre feita para aqueles que lutaram e deram a vida em nome de algo.
Finalmente e para terminar "The tourist",com um certo toque de Pink floyd esta música e a sua letra foram escritas unicamente por Jonny que se diz ter inspirado na beleza da cidade de Paris para escrever esta peça de arte.
Nota 10 ,grande álbum capaz de transmitir vários sentimentos ,que é o que realmente se espera de uma obra desta envergadura e de um bom disco...