quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
David Bowie-Low
Para muitos o melhor álbum dos 70.O primeiro dos três discos que fazem parte da trilogia de Berlim de David Bowie e oprimeiro de uma série de colaborações com Brian Eno.O álbum reflecte o estado de espiríto do seu criador que em parte se devia ao consumo de drogas,muitas das canções reflectem o estado depressivo,letargico e auto-destructivo em que Bowie se encontrava.
Numa tentativa de voltar ao normal ,Bowie junta-se ao amigo Iggy Pop em Berlim Leste,capital europeia da droga nesta altura.
Low foi contudo em grande parte concebido em França nos estúdios Château d'Herouville,onde Bowie e Tony Visconti convenceram Carlos Alomar,Dennis Davis e George Murray a aderirem ao Krautrock produzido na altura pelos Kraftwerk,Neu! e Cluster.
O álbum foi um registo diferente para a época ,no lado A estavam músicas pequenas e directas e no lado B músicas longas e instrumentais,neste lado B Bowie têm a colaboração de Eno (ex-teclista dos Roxy Music),Eno foi de facto responsável por parte da segunda parte do disco e compôs Warszawa enquanto Bowie estava em Paris,Eno foi ajudado pelo filho de 4 anos de Visconti que se sentou ao lado de Eno tocando os acordes A,B,C num loop constante de piano,quando Bowie regressou escreveu a letra para a música . A seguir segue-se uma breve introdução a cada música.
Speed Of Life-que maneira brilhante de iniciar um disco.Música claramente instrumental,a música conta com David Bowie na guitarra eléctrica ,George Murray no baixo e Dennis Davis na bateria,a música contêm também synths tocados por Bowie e Eno.Abre com uma batida de bateria forte ,um baixo consistente e um rasgar da guitarra eléctrica antecedidos previamente por sons sintetizados...
Breaking Glass -esta música foi escrita por Bowie,Murray e Dennis Davis.A letra é introspectiva e negra como seria de prever nesta fase.
Abre com com uma batida forte de bateria,um baixo elegante e uma guitarra a guinchar,segue-se a entrada dos teclados e posteriormente a entrada da guitarra ritmica .
Conta com Bowie na voz e como lead guitar,com Carlos Alomar na guitarra ritmica ,Dennis Davis na bateria ,George Murray no baixo e Eno nos sintetizadores.
What in the World-A música fala de uma das muitas personalidades da Bowie.
A entrada da música dá-se com a batida da bateria,o baixo e o sintetizador dão vida a uma música bem como as guitarras que arranham o ouvido.
A música conta com o uso de sintetizador e grandes técnicas de gravação.
A música conta com Bowie na voz e lead guitar,Carlos Alomar na guitarra ritmica,Murray no baixo,Davis na bateria ,Eno no synth e Peter Himmelman no piano.
A guitarra ritmica pode-se ouvir a partir da entrada da música ,bem como a lead guitar(Bowie),o baixo , a bateria e o synth.
Aos 24 segundos é audível o piano que faz com que a música ganhe dimensão...
Aos 48 segundos surge um solo de guitarra de Bowie ,bem acompanhado por Alomar na guitarra ritmica.
Lá para o fim surge a voz de Iggy Pop como backing vocals,a primeira música do disco com assinatura funk.
Sound and Vision-A entrada da música dá-se com a bateria de Dennis Davis,Carlos Alomar surge como Lead guitar numa música com raízes country em que a sua guitarra dá um toque calmo à música,George Murray surge no baixo que entra com um ritmo funk exactamente ao mesmo tempo em que entra a guitarra de Alomar e o synth de Eno e o de Bowie.A voz de Bowie surge aos 45 segundos .O saxofone tocado por Bowie surge ao minuto 1.21 ,lá para o fim surge a voz da mulher de Tony Visconti.
A música têm uma letra influenciada claramente pelo consumo de droga.
Always Crashing in the Same Car-a letra expressa a frustracção por cometer sempre os mesmos erros.
O primeiro som a entrar é o som do synth de Eno seguido da guitarra de Alomar(efeitos) e do baixo de Murray.
A bateria de Davis entra também na mesma altura que o baixo e a guitarra .O piano(Roy Young) entra aos 4 segundos ,a música é claramente feita a partir dos sons de synth,bateria e baixo.
Um solo de guitarra feito por Bowie entra ao minuto 1.09 e é com este solo que a música ganha chama.Ao minuto 2.26 a guitarra ritmica acompnha o solo feito por Bowie na lead guitar.
A música relembra o acidente de moto de Dylan e Bowie presta homenagem tentando imitar a maneira de cantar de Dylan.
Be My Wife-Com Alomar a fazer as honras de abrir a música com a sua guitarra, ele que nesta música faz solos perfeitos ,nesta música é inclusivamente o Lead Guitar,e com Roy Young a segui-lo no piano(bem bluesy) bem como Davis na bateria , Muray no baixo e Bowie a entrar com a voz e no synth,aos 26 segundos pode-se ouvir claramente um solo de Alomar.O baixo é claramente audível a partir dos 10 segundos.
Bowie é audível no seu saxofone a acompanhar a guitarra de Alomar no minuto 1.37 a 1.45 .
A New Career in a New Town-instrumental que é uma peça magnifica!A música é baseada na bateria de Davis e no synth de Eno,aos 35 segundos a música ganha vida com o baixo de Murray,mas principalmente com um dos solos mais lindos de harmónica que já ouvi,a harmónica dá uma vida à música e um contraste entre a banda eléctrica e a banda acústica ,é possível ouvir também a guitarra de Alomar a produzir efeitos e a acompanhar o baixo.
A harmónica faz desta música uma peça de arte.
Realce também para os synths.
Warszawa-música feita por Eno com letra de Bowie.
Evoca a desolação de Varsóvia aquando da visita de Bowie à cidade.Todas as vozes são de Bowie apesar da presença de 110 vozes,a música é toda feita à base do synth de Eno e por um Chamberlin(que é um teclado electro-mecânico "filho" do Mellotron)tocado também por Eno e por Bowie.Os Joy division chamavam-se originalmente Warsaw em tributo a esta música que figura no filme Control.
Art Decade-o nome da música é baseado numa rua da Berlim Ocidental.A música é baseada na percussão e no uso de um vibraphone ,bem como de um Xilofone que pode ser ouvido claramente a partir dos 10 segundos,também é usado synth ao longo da música.
Weeping Wall -Bowie toca todos os instrumentos nesta música começando pelo audível Xilofone,acabando nos vibrophones e nos synths.Esta música é bastante depressiva ,conta também com um rugido de guitarra tocada por Bowie.
Subterraneans-a linha de baixo característica de Murray que atê arrepia o mais insensível ser à fase da Terra é um dos primeiros sons desta música bem como o som dos synths usados por Eno e Bowie que arrepiam o mais comum dos mortais, o saxofone jazziríco de Bowie surge logo a abrir a música aos 7 segundos.O saxofone é bem audivel ao minuto 1.06 como um lamento.
Bowie toca um saxofone que invoca a miséria da Berlim Oriental,as vozes de Bowie e Eno arrepiam e tornam a música depressiva,ao ponto de não se aguentar quase ouvir a música atê ao fim.Aos 3.08 surge o saxofone de Bowie enaltecendo uma tristeza enorme.
Foi nesta música que Thom se baseou para construir Kid A e Amnesiac.
Um álbum magistral.10 em 10!!
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