quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Kid A
Depois da obra prima de 1997 ,era consensual que Radiohead eram uma das melhores bandas do mundo.Surge então o 4 álbum da banda. O álbum foi gravado em Paris, Copenhagen, Gloucestershire and Oxford pelo produtor Nigel Godrich. Influenciado pelo Krautrock(can ,Faust e Neu!),Jazz(charles mingus,Alice Coltrane e Miles Davis) e música clássica do século XX.Durante a gravação do álbum a banda ouviu Remain In light dos Talking Heads. A banda deixou as guitarras de lado e passou a usar teclados,Ondes martenot,syths e Mellotron . Mas onde estavam as guitarras????Porque é que Thom parece cantar no duche???
Os radiohead criaram um álbum centrado no som .Abunda experimentação,cliques,ritmos electrónicos de bateria e teclados que servem de base para a voz de Thom Yorke.Cá vai a review de cada uma das faixas: Everything in its right place-escrita por Thom ao piano,de acordo com Thom"I bought a piano for my house, a proper nice one - a baby grand. And this was the first thing I wrote on it. And I'm such a shit piano player. I remember this Tom Waits quote from years ago, that what keeps him going as a songwriter is his complete ignorance of the instruments he's using. So everything's a novelty. That's one of the reasons I wanted to get into computers and synths, because I didn't understand how the fuck they worked. I had no idea what ADSR meant."A gravação foi feita por Thom ,Phil e por Nigel. A versão final contêm teclado, bateria e manipulação da voz atravês de computador .
Kid A-muito influenciada por Autechre e Aphex a voz de Thom foi modificada atravês do recurso a Ondes Martenot bem perto do microfoe de Thom ,pproduzindo um efeito distorcido...a música contêm um xilofone sintetizado bem como um conjunto de cordas sintetizado e bateria.
The National Anthem -Baixo poderoso a dar entrada na música,Thom escreveu o riff de baixo aos 16 anos.O arranjo ao estilo de jazz foi inspirado em Charles Mingus,também surge nesta canção o recurso a Ondes Martenot...Na versão de estúdio quem toca baixo é Thom,mas na versão ao vivo é Colin que toca usando um pedal de distorção Lovetone Big Cheese... A bateria e o baixo conjugam-se e fundem-se num só,com uma secção de sopros para criar um apocalíptico final.
how to disappear completely-a melhor música que Thom escreveu a par de Faust Arp,as belas guitarras acústicas ,são apoiadas por uma secção de cordas atonal.Foi escrita em 1998 e tocada duas vezes.Surge o recurso a Ondes Martenot,Colin no baixo,Ed nos efeitos de Fuzz e Phil na bateria completam a canção que quase levou Thom à depressão.
Treefingers-música instrumental tocada apenas com três dedos.Não faz recurso dos sintetizadores,mas apenas de um sampler que cópia o som produzido pela guitarra de Ed.
Optimistic- guitarra, baixo, bateria e ondes martenot,a música faz referência a George Orwell's Animal Farm.
In limbo-contêm guitarra e uns tempos bastante complexos ...A parte principal têm os tempos 18/8, em contraste com os tempos 12/8 .Influênciada por Dante...
Idioteque-Beats electrónicos,muito computador e uma batida de bateria ,possuí uma progressão de quatro acordes... É uma homenagem ao London Calling dos The clash!
Morning Bell-samples,beats,teclado com a assinatura de tempo de 5/4,uma bateria programável é usada nesta música,fala sobre o clima...
Motion Picture Soundtrack-escrita em 80 ou 90 antes de Creep ,fez a sua aparição numa versão de guitarra acústica numa sessão de rádio em 1996,a música têm uma harpa samplada por jonny ,possuí também mellotron e um arranjo de cordas parecido com a música Good Night dos beatles a música final do White Album...Possuí um orgão de sonoridade funerária!!
10 em 10 clássico negro!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário