segunda-feira, 17 de março de 2008
Sonic Youth- SYR2:Slaapkamers Met Slagroom
Uma aventura pelo mundo do som e pelas texturas sónicas dos Sonic Youth,um dos EP's mais extraordinários do "movimento indie " e consequentemente um dos mais experimentais,mas também um dos EP's menos conhecidos desta banda.
Um EP voraz,destruidor e sonoro é a obra que se segue,com toda a alma e som dos Sonic Youth.
Produzido pela sua própria editora SYR ,segue a tradição de editar material experimental em lingua estrangeira,neste caso o holandes.Talvez a época mais experimental desta banda e com menos sucesso comercial.
Um erro na produção dos vinis resultou num pequeno número de vinis prensados a preto que acabaram por sair para o mercado por engano,estes deveriam ter sido sim prensados a azul como os restantes álbuns que saíram para o mercado após esta falha.
Sorte ou não o vinil que adquiri é um dos poucos vinis pretos que resta.
As influências são visivéis e vão desde Glenn Branca ,The Velvet underground,The Stooges,Can,Patti Smith atê John Cage compositor avant-garde.
Este Ep faz parte do material mais experimental da banda,onde os sons se fundem e onde as guitarras distorcidas de Thurston Moore e Lee Ranaldo se juntam ao baixo melódico de Kim Gordon e à bateria explosiva de Steve Shelley,os instrumentos da banda juntam-se também aos efeitos de reverb das guitarras de Thurston e Lee e surpreendentemente aos aspiradores e aos berbequins.
Um álbum onde o som é diabólico e onde Steve Shelley têm um papel importante e magnetizante.
Agora vamos ver música a música:
"Slaapkamers met slagroom" ( 17:39)-o primeiro som que se ouve é o de um aspirador a ser ligado,o que revela a aventura de som que este álbum se vai tornar aos ouvidos do comum mortal,algum tempo depois surge a bateria magnetizante de Shelley e as guitarras a puxar a reverb de Lee e Thurston sendo que Thurston usa o seu famoso berbequim,para ajudar à festa de som e para fazer um dueto com o famoso aspirador. As guitarras tornam-se depois descontroladas e muito mas muito intensas,mas por breves momentos e entre estas fases loucas de "noise-Rock"surge-nos a poesia das guitarras de Thurston e Lee e a melodia calma e serena de Kim.Aqui os Sonic Youth usam uma afinação própria feita especialmente para esta música.
Esta música transmite-nos todo o poder e a fúria dos Sonic Youth ,mas também a sua melancolia e linhas calmas .
"Stil" – (7:25)-O som das guitarras surge-nos devastador no ínicio como se fossem serras eléctricas,o som destruturado e pórem lento dá-nos a ideia de calma ,a fúria da bateria de Steve não existe nesta música e a guitarra de Thurston é tocada suavemente entrando por vezes em ebulição para entrar depois novamente numa espiral de calma.
Esta música é claramente influênciada por marcas de post-rock.E veio a influenciar claramente o aparecimento de uma banda chamada Liars.
"Herinneringen" – (3:26)-esta música é indescritível ,tal é a beleza do som das guitarras conjugado com a voz de Kim Gordon,as guitarras sofrem reverb e a bateria de Steve Shelley marca um ritmo alternado,o uso de guitarras com várias afinações pode ser audível nesta música ,onde Thurston Moore usa uma técnica de afinação chamada Scordatura ,que marca aqui uma diferença óbvia na música.Esta técnica reside no facto de Thurston referir, que usar a afinação normal faz com que toda a música soe igual.
Um EP que marcou o "noise-rock" e o "indie" nota 10 em 10.Clássico!!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)