domingo, 10 de fevereiro de 2008

Robert Wyatt-Comicopera


Um álbum simplesmente do outro mundo,de uma qualidade esmagadora e em que os sentimentos surgem à flor da pele.Melancólico,triste,belo,soturno,celestial,divino e intemporal.
Existem poucos artistas assim e poucos que consigam fazer um álbum desta categoria e permanecer no anónimato.Um álbum em que o ouvinte sente o apelo pela música da primeira à última faixa.
Quem mais conseguiria juntar Brian Eno (Ex-Roxy Music e que participou em vários projectos musicais como a trilogia de Berlim de David Bowie,como Remain in Light de Talking Heads entre outros álbuns da mesma banda e que participou também na descoberta da sonoridade da banda U2)e as suas capacidades electrónicas,à guitarra de Paul Weller(The Jam) e à guitarra fantasmagórica de Phil Manzarena(Ex-Roxy Music).
Este é um disco cheio de Jazz ,onde o ex-baterista e vocalista de Soft Machine mostra a sua voz peculiar e o seu espirito e como a sua vida se transformou depois de um acidente o ter deixado paraplégico.Claramente influenciado por música cubana este disco é um must-have.
Aqui vai a critica feita por um ouvinte siderado por esta obra...

Stay Tunned-com Wyatt na voz,piano ,percussão e trompete , Brian Eno nas teclas e efeitos , Annie Whitehead no trombone ,Seaming To na voz e clarinete e Yaron Stavi no violino baixo esta música é talvez das melhores do disco.
O primeiro som a surgir é o dos pratos da bateria de Wyatt e o do trombone de Annie,bem como o som do clarinete de Seaming To.
A voz de Wyatt surge calma e esmagadora por volta dos 10 segundos,bem como o som de baixo que surge a abrir mais a música aos 23 segundos.
O clarinete dá claramente um som soturno à música .Aos 40 segundos a música muda de tom e aos 44 surge o piano divinal de Wyatt,passados 5 segundos surge um jogo de bateria e a música ganha um tom de desespero com um baixo perfurante conjugado com o som da bateria e do piano .
Aos 59 segundos a música ganha uma vida espectacular.
A voz de Monica Vasconcelos surge porém mais tarde e ao minuti 1.34 a música ganha um novo fólego com um piano transtornado de Wyatt e um grande jogo de pratos.
A música abre completamente ao 2.26 minuto e aqui ganha o seu ponto critico ,mostrando a magia que este músico possuí.

Just as you are-grande piano a entrar,bem como um baixo majestoso,o piano faz lembrar os tempos de Soft Machine ,a guitarra de Paul Weller dá vida a esta música que se vai tornando uma mistura de jazz e blues.
Aos 24 segundos entra a guitarra desconcertante e fluída de Paul Weller,bem como a voz de Monica .
A corneta e a guitarra transformam a música a partir do primeiro minuto.A letra de Wyatt mostra um letrista no seu melhor.AOs 2minutos começa um pequeno solo de guitarra de Weller que dura 26 segundos quando entra novamente a voz de Wyatt para finalizar a música.

You You-Um baixo omnipotente (Jamie Johnson)entra aos 3segundos e um jogo de metais(Trombone,saxofone e corneta)aos 24 segundos dá uma grande chama a esta música.
O baixo acompanha a voz dilacerante de Robert e marca o ritmo ,aos 1.47 a música transcende-se e aos 2.28 o clarinte dá uma nova dimensão à música.

A.W.O.L-Com Stavi no baixo e Wyatt a dar-lhe um toque divino no trompete .Aos 4segundos e atê aos 20 o trompete transforma a música para a seguir entrar um piano estilizado de Wyatt e a sua voz,bem como a corneta baritono de Annie.Aos 39 segundos entra o velho metronomo de Wyatt a marcar o compasso e aos 46 o violino baixo de Stavi.No primeiro minuto surge um jogo de baixo fantástico com corneta ,metronomo e piano por trás.O violoino volta a ser audível aos 1.23 segundos.
Dedicada ao seu amigo David Greenberger.

Anachronist-jogo de metais(trombone e corneta)profundo com piano à mistura,o saxofone de Gilad Atzmon dá uma profundidade espectacular à música ao entrar aos 37 segundos juntamente com o metronomo e as teclas de Robert Wyatt.
Aos 50 segundos dá-se uma mudança de ritmo seguido de um coro e conjunto de sopros de saxofone complementado por um baixo e umas teclas juntamente com o metrónomo.
Aos 1.30 minutos entra a grande bateria de Wyattt com o saxofone e um grandioso baixo .
Aos 2.29 segundos surge um soporo de saxofone a agoirar o fim da música,dez sendos depois ouvesse o xilofone ao fundo.Música claramente jazz com influência cubana e porto-riquenha.

A Beautiful Peace-simplesmente perfeita.Estrondosa e divinal.A guitarra de Wyatt movesse com ritmos angelicais e haitianos a fazer lembrar os tempos de Soft Machine e com influência clara em Bob Dylan.
A guitarra eléctrica de Manzarena surge melodiosa e a acompanhar,o baixo surge aos 37 segundos e o estalar de dedos de Brian Eno é divinal.
O baixo estrondoso entra com um som Jazz e bem a acompanhar.
A guitarra eléctrica de Phil ,a voz de Wyatt e o baixo surgem a ecoar dos 1.07 aos 1.23.Uma das músicas mais brilhantes deste senhor com o contributo de Manzarena ,que volta a mostrar o que vale a sua guitarra.Uma das letras mais profundas,simples e tristes que já vi.

Be Serious-Wyatt e a sua bateria aos 13 segundos entra a guitarra blues de Paul Weller que dá um tom jazzirico à música .Aos 1.20 surge um baixo poderoso e devastador a marcar o compasso juntamente com a bateria.

On The Town Square-a bateria de Wyatt e o seu rufar de tambores transforma esta música,as teclas de Wyatt não dão para perceber o que vai surgir,a percussão é devastadora a mostrar como é grande este baterista,aos 36 segundos entra a guitarra hispânica de Del Bartle bem como o saxofone soprano de Gilad Atzmon.
A bateria ganha nova dinâmica mas só aos 55segundos a música se transforma numa música claramente cubana com a entrada do Steelpan.O Steelpan tocado por Orphy Robinson bem como o Saxofone demonstra as influências da música cubana em Wyatt (comunista confesso e ex-militante do Partido Comunista Inglês).Aos 1.42 o steelpan funde-se com a música .A percussão e a guitarra dão uma vida fascinante a esta música ,mas o saxofone de Atzmon dá aos 2.23 um carácter de ode à música cubana.
O saxofone e o teclado psicadélico de Wyatt conjugam muito bem.
Aos 4.08 o steelpan desencadeia uma revolução de som.

Mob Rule-inicia-se com piano e violino baixo.A voz de Wyatt mostra-se clara e monstruosa.Completamente psicadélica a maneira como o saxofone ecoa .A música é bastante complexa.

A Beautiful War-com a entrada do piano e com um jogo de bateria e de coro a música ganha claramente um tom angelical.A letra é de uma beleza esmagadora,dos 32 segundos atê ao primeiro minuto surge o melhor momento da música complementado por sons de Karenotron,o momento de disfrute surge aos 2.06minutos.

Out Of The Blue-Enotron ,com a voz de Brian Eno.Aos 50 segundos é claramente audível a voz de Eno ,entram também os saxofones atravês de sons samplados e ouvem-se as teclas ao fundo , todos os restos de som são feitos por enotron.O sampler é bastante usado ,a letra é bastante perturbadora e a música é claramente a mais experimental do disco.

Del Mondo-com a entrada do violino baixo,trombone,piano e corneta esta música é a primeira com letra em língua sem ser a língua inglesa.A letra é de Ferreti-Zamboni-Maroccolo-Magnelli-Canali.O piano marca um ritmo claramente latino mas a música ganha emoção aos 57 segundos com uma metamorfose do som do piano.A voz de Wyatt é quente e bela (como é que os restantes membros de Soft Machine o expulsaram da banda??)
Aos 2minutos entra um baixo a prever o fim da música.

Cancion de Julieta-Um poema de Garcia Lorca é uma grande música de Wyatt.No inicio surge o sopro do trompete e da electrónica e o violino baixo de Chucho Merchan,a percussão bem como o baixo entra aos 24 segundos ,sendo que o violino ganha um cariz de chamamento de baleia,todos os sons parecem provenientes de cetáceos desde os baixos ,ao sopro do trompete e as teclas de Wyatt.O jogo de pratos de Wyatt surge ao minuto 1.19 a dar um novo ritmo .O trompete e o trombone surgem como um chamado marinho.Aos 2.07 é claramente audível o efeito que Wyatt pertende ao usar o violino baixo.Ao minuto 6 os lamentos do violino ,trompete e trombone são claramente confundidos com o som dos elementos marinhos.

Un mar de sueno
Un mar de tierra blanca
y los arcos vicios por el cielo


Pastafari-uma brincadeira de Orphy Robinson com o vibrophone.

Fragment-fragmento experimental de Just As You Are.

Hasta Siempre Comandante-Com Alphonso Santimore no piano nos primeiros 10 segundos e a voz de Wyatt a surgir num repente passado um segundo ,entra a percussão de Wyatt e a bateria de Gianni Bertoncini.Wyatt usa o monicatron e Karenotron para produzir efeitos de voz femininos ao mesmo tempo que Alessandro Fedrigo entra com um baixo que acompanha a música e Maurizio Camardi entra com o saxofone e dão novo vulgor à mesma ,a bateria de Gianni Bertoncini parece um grito.Maravilhoso o poema de Carlos Puebla interpretado por Wyatt(confesso comunista).
No primeiro minuto a música ganha vida com o piano e percussão.Impressiona a qualidade de voz de Wyatt.A percussão entra a sério aos 2.45 ficando fantasmagórica e louca e comandando a música a par com a flauta audível ao fundo.
Wyatt faz o tributo à lenda da juventude comunista,o grande Che que bate no coração da juventude que ama a liberdade e os ideais socialistas.

Um disco 10 em 10 e um clássico de um génio da música que permanece na penumbra à espera que oiçam a sua música.